“A partir do convite feito pela Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão, aceito prontamente por mim para mais esta jornada audiovisual nacional de muito aprendizado, chega-se ao fim desta desafiadora empreitada.
Desde fevereiro, completando dois meses de um rico trabalho de leitura e seleção dos filmes, com a equipe de curadores formada por sete especialistas da área, trabalhou-se em torno da difícil escolha entre os filmes nacionais e maranhenses, em diferentes formatos e gêneros. Então, nosso trabalho foi o de considerar não somente as obras de maior qualidade técnica e estética, mas, sobretudo, também indicar para as mostras paralelas os bons filmes que, por questões de minutagem, não entraram nas concorridíssimas seleções por categorias.
Deste modo, diante das centenas de filmes distribuídos entre documentários e ficções – tanto os curtas como também os longas-metragens – animações, reportagens, videoclipes e videoteipes publicitários tivemos que optar por um número pequeno de obras, tamanho o sucesso da quantidade de inscrições realizadas.
Assim, esperamos que o público entusiasta de audiovisual venha nos prestigiar para mais esta festa do cinema do Maranhão, que completa 46 anos de existência, se não for, é um dos mais longevos festivais de cinema nacional. São filmes de todas os cantos deste Brasil, que tratam das grandes questões sociais, políticas e culturais de nosso país. De nossa parte, fica o aprendizado pela enorme diversidade de pontos de vista sobre nossa realidade, e o agradecimento em poder participar deste espetacular projeto, viabilizado com muito esforço por toda a equipe da Diretoria de Assuntos Culturais e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA, que nos brindam a cada ano com o Festival Guarnicê de Cinema.
Ao nosso público querido, desejamos que apreciem as mostras competitivas, mas sem deixar de ver também as mostras paralelas, que são igualmente excelentes.
Minha enorme gratidão e nos veremos no grande Festival Guarnicê!”
Prof. Marcus Túlio Borowiski Lavarda