Adriana Fresquet

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Grupo CINEAD/LECAV: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Desenvolve ações de pesquisa e ensino com foco nas políticas e pedagogias do audiovisual e das mídias digitais na Educação Básica. No programa de extensão universitária “Cinema: aprender e desaprender” foca na iniciação ao cinema como gesto pedagógico, político e estético de produção sensível e compartilhada de conhecimentos em escolas públicas municipais, estaduais e federais, inclusive no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira e no Hospital Universitário da UFRJ.

Graduada e doutorada na Facultad de Humanidades y Ciências de la Educación da Pontifícia Universidad Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires, fez seu Mestrado no Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília. Em 2005 fez um pós-doutorado na Faculdade de Educação a PUC-Rio e em 2019/2020 realizou outro no Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, supervisionada pela professora Inés Dussel.

Participou do GT que elaborou a proposta de regulamentação da lei 13006/14 que foi entregue ao Conselho Nacional de Educação e coordenou o Grupo de Trabalho de Formação no Fórum Tiradentes em 2023.

Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica e Cinemas e Educações da Editora Multifoco.

Copyright © 2024 • 46º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Diretoria de Assuntos Culturais