Conheça os jurados da 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema

O Festival Guarnicê de Cinema tem como uma de suas marcas as mostras competitivas, nas quais longas, curtas, videoclipes e filmes publicitários são avaliados em diversas categorias e concorrem ao Troféu Guarnicê. A cada edição o festival dispõe de grandes nomes do audiovisual brasileiro e local para formar o júri das mostras competitivas nacionais e maranhenses.

Na edição 46 o Guarnicê irá contar com seis jurados em sua bancada, três no júri maranhense e três no júri nacional. Os avaliadores assistirão aos filmes presencialmente e vão deliberar sobre as obras imediatamente após as sessões. Os resultados serão divulgados durante a cerimônia de encerramento do festival, dia 16 no Teatro João do Vale, quando ocorre também a entrega dos prêmios aos vencedores.

Confira a relação completa dos jurados do Festival Guarnicê de Cinema 2023 – Edição 46:

 

JÚRI MARANHENSE

Arturo Saboia

É roteirista e diretor do filme ACALANTO, com Léa Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos no elenco, selecionado para o Festival de Cannes 2013 e ganhador de mais de 50 premiações pelo mundo, incluindo 6 premiações no Festival de Cinema de Gramado 2013.

Luiz Henrique Gehlen

Participou da produção da série “Pedro & Bianca”, dirigida por Cao Hamburguer e exibida pela TV Cultura; do longa-metragem “Amor em Sampa”, dirigido por Carlos Alberto Riccelli e da microssérie “Os Experientes”, dirigida por Fernando Meirelles (O2 Filmes) e exibida pela Rede Globo.

Naýra Albuquerque

É realizadora desde 2008 tendo finalizado 12 filmes curta-metragem, entre eles Ruas (2012), Aquarela Periférica (2009) e Cofo do Rampa (2018), atua ainda como performer em instalações audiovisuais e videomapping como em Gravidade – Elton Panamby (2018).

 

JÚRI NACIONAL

Ângela Gomes

Professora do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará/UFPA. Doutoranda no PPGCom – Comunicação, Cultura e Amazônia/UFPA, onde pesquisa cinema(s) indígena(s) na(s) Amazônia(s). Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Bertrand Lira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cineasta, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004.

Maria Augusta V. Nunes

Sócia da Novelo Filmes, produtora de mulheres sediada em Florianópolis. Dirigiu os curtas-metragens Apenas o que você precisa saber sobre mim (2017), Nonna (2021) e Instantes Capturados (2022). É formada em Cinema e Vídeo pela Unisul e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

O Festival Guarnicê de Cinema

Quarto mais longevo festival de cinema do país, o Guarnicê celebra o audiovisual maranhense e nacional há 46 anos. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o festival ocorre entre os dias 09 e 16 de junho. O Guarnicê tem patrocínio do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão(MAVAM) e do Governo Federal por meio do Banco do Nordeste.

Conta também com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), Fundação Sousândrade, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Centro Cultural do Ministério Público, TV UFMA, Rádio Universidade, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), SESC, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos, Bulldog, Gráfica A5, Mar Doce, Teatro João do Vale e Teatro Arthur Azevedo.

Por Leonardo Alves Ferreira

Copyright © 2024 • 46º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Diretoria de Assuntos Culturais