E mais uma vez Humberto, porque ele viveu muitas vidas numa só. Aqui, os registros realizados ao longo de muitos anos trazem o líder firme e generoso, o político que enxerga como poucos sua comunidade e seus desejos, e o entendimento precioso de como a arte conduz uma sociedade em constante transformação. O Bumba Boi de Maracanã é uma utopia de Brasil, é o Batalhão de Ouro que forma trincheira para nos defender do preconceito, do descaso, da miséria. Forjado com maestria por São João, foi conduzido por mais de 40 anos pelo maracá de prata de Humberto, um dos maiores artistas que esta terra já viu. Além de poeta inspirado, compositor de melodias de sofisticação desconcertante e dono de uma voz que preenche terra e céu, é mestre conhecedor de cada detalhe da tradição de que é guardião, e exerce essa liderança com firmeza e generosidade raras. A quantidade de virtuoses tocando, dançando, bordando, é um exagero de beleza e vocação para a alegria, que é devoção maior que São João ensina.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro: Ana Caroline Bittencourt. Fotografia: André Magalhães, Arthur Roessle, Diana Gandara, Felipe Magalhães, Olindo Estevan e Renata Amaral. Edição: Ana Caroline BittencourtTrilha sonora: Bumba Boi de Maracanã. Desenho de som: André Magalhães. Elenco: Mestre Humberto de Maracanã
Maria de Humberto, Ribinha de Maracanã, Vital Martins (Vito), Murilo Barbosa, Dona Naíde Mendes, Malvino Maia, Lindelci, Jandira de Souza, Seu Tóte, Washington Jesus Lima e Comunidade do Bumba Boi de Maracanã. Produção ou distribuição: Maracá Cultura Brasileira.
TRAILER: