[Panorama Guarnicê] É grande a expectativa em relação aos longas-metragens nacionais do festival

Abertura do festival, na última sexta-feira (09)

Foi oficialmente aberta a 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema na última sexta-feira (9). Até o dia 16 de junho, o público pode contar com uma programação inspirada em guarnecer o audiovisual do Maranhão. Para auxiliar nesse processo de expectativas e valorização do cinema brasileiro, os diretores dos longas-metragens que concorrem ao Troféu Guarnicê compartilharam suas experiências em roda de conversa.

Neste ano, o festival promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebe patrocínio da Equatorial Energia, Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) e pelo Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste.

Para participar da conversa, estiveram presentes Marcus Azevedo, representante do filme “Rumo”; Priscilla Brasil, diretora de “O Vazio do Ar”; Francisco Garcia, diretor de “Praia do Silêncio”; e Pedro Severino, diretor de “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”.

Durante o encontro, os diretores compartilharam como funciona o processo de distribuição dos seus filmes e de que maneira chegaram ao Guarnicê, além disso contaram sobre as temáticas que buscaram abordar em suas obras o que o público pode esperar dos filmes a partir disso.

A conversa está disponível no canal do Festival no Youtube, no endereço:  https://youtube.com/@FestivalGuarnicedeCinema.

Veja como assistir os filmes citados presencialmente:

Praia do Silêncio (Direção de Francisco Garcia – SP Ficção/Drama/Experimental – 72 min. – 2022 – 16 anos)

Data: 10/06 (Sábado)

Local: Teatro João do Vale

Hora: 19h45 (Sessão 1)

Fim de Semana no Paraíso Selvagem  (Direção de Severino – PE – Ficção – 116 min. – 2022 – 14 anos)

Data: 11/06 (Domingo)

Local: Teatro João do Vale

Hora: 19h45 (Sessão 2)

Rumo (Direção de Bruno Victor e Marcus Azevedo – DF – Documentário /Experimental/Ficção – 74 min. – 2022 – Livre)

Data: 12/06 (Segunda-feira)

Local: Teatro João do Vale

Hora: 19h50 (Sessão 3)

No Vazio Do Ar (Into The Void of Air) – Direção de Priscilla Brasil – PA – Documentário – 71 min. – 2022 – 10 anos

Data: 13/06 (Terça-feira)

Local: Teatro João do Vale

Hora: 20h05 (Sessão 4)

Cada filme das mostras competitivas serão disponibilizados gratuitamente na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê a partir das 17h30 do dia em que for exibido presencialmente até às 18h do dia seguinte.

Por Letícia Araújo

Copyright © 2024 • 46º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Diretoria de Assuntos Culturais