Resultado da oficina de audiodescrição: cartaz do Guarnicê

Maria Soraia durante a oficina de audiodescrição

A oficina de audiodescrição do Guarnicê foi realizada entre os dias 12 e 16 de junho, com aulas ministradas por Denise Costa Ferreira (consultora) e Maria Soraia (roteirista. Participaram: Ana Julia Martins Ferreira, Ana Kalina Pereira de Souza, Bruna Rafaella Almeida da Costa, Dayse Clea Araújo Soares, Fabio Henrique de Oliveira Lima e Kayllanne Jheyss.

Como resultado das aulas, os participantes produziram a audiodescrição do cartaz oficial do Guarnicê. Confira:

ARTISTA: SILVANA MENDES
ANO: 2023
REFERÊNCIA ARTÍSTICAS: A obra é uma colagem digital produzida em alusão a cartazes de rua e lambes lambes que trazem imagens como mensagens, a colagem foi feita para trazer através dos elementos uma ideia do que pode ser uma democracia em cena com a centralização de elementos alusivos ao cinema como a câmera e trazendo ao centro uma mulher negra e atrás da mesma um mapa do Brasil no intuito falar sobre o protagonismo de mulheres mas produções audiovisuais brasileiras sobretudo a maranhense.
A Universidade Federal do Maranhão através da Pro Reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Assuntos Culturais realizará o Guarnicê Festival de Cinema, Edição 46/2023, tema Democracia em cena. Período: 09 a 16/junho. Programação distribuída em diversos espaços da capital: Abertura – Teatro Arthur Azevedo, Teatro João do Vale, Teatro Napoleão Everton, Cine Teatro Aldo Leite e streaming guarnicê.ufma.br

AUDIODESCRIÇÃO: Cartaz oficial retangular horizontal com fundo constituído por três partes: uma maior verde com linhas irregulares verticais em relevo, uma faixa branca descontruída e uma fotografia panorâmica em tons cinza de uma paisagem com morros e campos com vegetações desmatadas em toda borda inferior. Nove estrelas laranjas ornamentam a parte superior e lado esquerdo. A seguir os logotipos dos órgãos realizadores e as respectivas informações da programação. Do lado direito em destaque, um braço exibe uma manga de camisa comprida na cor laranja e uma mão que segura uma máquina filmadora fita de rolo que captura com três raios vermelhos a imagem de uma mulher em tons verdes, com estatura alta, cabelos presos, rosto longo, olhar distante, nariz e lábios exuberantes, traja vestido de gola alta, mangas compridas com detalhes preto e vermelho que se misturam. Por trás da máquina e da imagem, a silhueta do mapa do Brasil preenchida por linhas amarelas e no lado esquerdo o tema com letras laranjas e o link menu acessibilidade.

Copyright © 2024 • 46º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Diretoria de Assuntos Culturais