Categoria

ELAS
A Mostra Elas vem reforçar o papel das mulheres atrás das câmeras como importante lugar de protagonismo há muito tempo invisibilizado. Com forte potência, as obras selecionadas buscam versar sobre diferentes tópicos, que giram em torno da condição feminina ou não. Na busca de uma equidade tão necessária, se torna insurgente realizar uma mostra específica sobre os olhares delas.
imagem de filme aleatório da categoria
RESSENTIMENTO

A chegada de um cachorro de rua desestabiliza a aparente calmaria do dia a dia de pai, mãe e filha num sítio no interior de São Paulo. Observe a experiência de Judite e Ester, seus sonhos premonitórios, suas visões e a manifestação do peso das relações de família.

imagem de filme aleatório da categoria
TABUS DE PERFEIÇÃO

Os tabus de perfeição impostos à mulher na maternidade.

imagem de filme aleatório da categoria
PASSADO E FUTURO

Nos cantos assombrados da minha memória, eu passeio pelos meus sentimentos rebeldes, antes que os anos destruam as puras verdades, assim como destrói tudo que é doce. Eu respiro a falta do que poderia ter sido, o limite entre a realidade e o sonho. E com o tempo, minha visão enfraquece, e faz do passado minha casa…

imagem de filme aleatório da categoria
ESPELHO

Esperanza vivencia uma profunda confusão interna e psicológica. Na beira do rio segue um caminho para encontrar consigo mesma e sua espiritualidade.

imagem de filme aleatório da categoria
MANGUES, MUNDUS

Um filme de Cícero Pedrosa Neto e San Marcelo sobre a trajetória de vida de Marly Lúcia da Silva e sua luta pela proteção dos mangues e dos “maretórios” amazônicos. O filme mostra também a singularidade do estuário paraense, apresentando paisagens atlânticas pouco conhecidas quando se pensa em Amazônia. O estado do Pará concentra a maior faixa contínua de manguezais do mundo — fundamental para o equilíbrio ecológico planetário.

imagem de filme aleatório da categoria
FILHAS DE CRIAÇÃO

Filhas de Criação”: meninas saídas do interior de Alagoas para trabalhar em casas de terceiros na capital, um eufemismo para disfarçar o que na prática, muitas vezes, caracteriza-se como exploração do trabalho infantil em condições análogas a escravidão. A desigualdade social e a miséria são as principais causas dessa situação dramática, a entrega da filha na situação esperança de melhores oportunidades, ascensão social através do acesso à educação, moradia, alimentação. A exploração fica oculta sob o manto da proteção, imposta à criança pela nova família. No Brasil, há uma naturalização do trabalho infantil doméstico, uma espécie de camuflagem desse tipo de exploração, responsável pela reprodução do ciclo intergeracional de pobreza. Muito recentemente, essa prática vem sendo combatida, mas ainda está longe de desaparecer.

imagem de filme aleatório da categoria
INVISÍVEIS

Toda mulher nasce com instinto maternal? Invisíveis é um thriller psicológico que mostra o lado escuro da maternidade que muitas vezes é imposta pela sociedade. Um morador de rua vê esta mulher, mas ela não o vê, será?

imagem de filme aleatório da categoria
MULHERES ÁRVORE

Uma família de mulheres guarda um segredo milenar para a sobreviver no meio de um etnocídio. No meio da sua rotina de espera, elas são invocadas para a rebelião.

imagem de filme aleatório da categoria
O CISNE, MINHA MÃE E EU

O curta traz a fricção entre o passado da mãe, artista nascida e criada no interior paulista e seu presente atualizado nos duetos dançados com a filha. A partir de uma carta com instruções para se dançar "A Morte do Cisne", o filme transita entre as imagens bucólicas de paisagens em ruínas e a teatralidade do palco italiano.

imagem de filme aleatório da categoria
ODARA

Odara em pleno século XXI ainda vive situação análoga ao que viveram mulheres negras que amamentaram o Brasil nos séculos de escravidão. Cansada e revoltada ela busca romper com tal situação.

imagem de filme aleatório da categoria
SARA

Dona de uma pequena floricultura, Sara vive o limite emocional de seu dia a dia, carregando a tarefa de conciliar seu papel de profissional, mãe e esposa. Pressionada com deveres acumulados, ela logo se encontra à beira de sucumbir após um evento em sua vida.

imagem de filme aleatório da categoria
COMO NAVALHA

Uma mulher negra, com seu desejo pela vida artística é confrontada pelo companheiro, cujas palavras machistas se dissimulam entre brincadeiras e piadas. Na cozinha da casa, entre o cuidado doméstico e o sangue que ferve no corpo, terá que decidir até onde pode suportar a violência.

imagem de filme aleatório da categoria
ÚLTIMA VEZ QUE OUVI DEUS CHORAR

Maria é uma jovem que não suporta as injustiças do mundo.

Copyright © 2024 • 46º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Diretoria de Assuntos Culturais